sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa - festa da salvação

Feliz Festa da Páscoa / de Moisés a Yeshua o Messias
A mais conhecida e elaborada das festas judaicas, a Pessach פסח comemora o êxodo milagroso do povo judeu da terra do Egito para a liberdade no deserto e deste para a Terra prometida, sob a liderança de Moisés משה. Também é uma celebração da Primavera, Aviv ou Abib אביב,  provocando assim uma onda de limpeza e arrumaçao no lar judaico tradicional com a mãe a remover todos os vestígios de fermento e a prepara-se para o Seder סדר, o ritual da ceia pascal.
A Páscoa inclui a Festa dos Pães Ázimos Hag HaMatzot  חג המצות, semana, quando determinados alimentos são proibidos, enquanto outros alimentos simbólicos são ingeridos. O Hagaddah, uma coleção de leituras bíblicas, orações, comentários rabínicos, canções e poesia é o guia para a Seder e dá o tom para todos os oito dias da Pessach.
A Festa das Primícias, que ocorre durante a Páscoa, foi uma festa de ação de graças nos tempos bíblicos para o grão da primeira da temporada da primavera e das colheitas.
Com a sua associação direta com a Pessach judaica, a Páscoa é uma festa muito especial na nossa família e na comunidade Hebraica Católica Yvrim - HaCatolim עבריים - הקתולים. É também um tempo de limpeza da Primavera, um ponto culminante de nossa purificação quaresmal. Nós Hebreus e Católicos sempre convidamos os nossos vizinhos e amigos para a nossas seias de Páscoa para que possam ver por si mesmos as origens da Missa Católica, que nasce no judaísmo. A Nossa família hebreu-católica prefere usar uma Hagaddah judaica tradicional para o Seder, comentando freqüentemente sobre o significado de muitas das orações e dos símbolos e profecias messiânicas de Jesus o Messias Yeshua HaMashiah ישוע המשיח
Nós costumamos de preparar os alimentos especiais: ervas amargas charosset חרוסת, ovos, torradas, fazemos a nossa própria Matzah מצה com três compartimentos para as três matzohs utilizados durante o Seder, um claro símbolo da Santíssima Trindade. E temos muita matzah, matzah Brei (matzoh frito), knoedlech (bolas matzah na sopa) e pão de ló (com farinha de matzáh). As receitas estão disponíveis em qualquer livro de culinária judaica.

Como é celebrar a Pessach / O Serviço

(Ed. Para as duas primeiras noites da Páscoa, nós recomendamos o Hagaddahs disponível aqui ou Hagaddah judaica tradicional, disponível em livrarias regulares. ACTH Associação Católica de Tradição Hebraica ainda não produziu um Hagaddah para a Páscoa.) São usados produtos  Apropriados Kosher כשר tais como o vinho, o sumo de uva e as matatzot.

Este serviço pode ser abreviado e utilizado nas outras noites da Páscoa.
A mulher têm um papel fundamental e fulcral na vida da comunidade judaica, sem a mulher não haveria judaísmo, o mesmo se pode dizer do Catolicismo onde Maria foi a mulher que reuniu a comunidade e a manteve unida a si, após a morte de seu filho Yeshua (Jesus) na cruz, por isso é à mulher que compede governar o lar e educar os filhos, e é a ela que compete iniciar a celebração do Shabbat e da Pessach.

Mãe: acende velas e diz: Bendito sejas, ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, Criador do brilho do fogo.
Pai: Bendito sejas, ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que santificas os dias e tens santificado o teu povo.
Todos: Bendito és tu, ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que nos guardou vivos, nos sustentou e nos trouxeste para desfrutarmos desta temporada. Amen.
Criança: Nós te louvamos, ó Senhor, pois, como nós comemos este matzáh, o pão da aflição, lembramos da refeição (Seder), quando Jesus transformou o pão em memória do seu corpo (a Igreja).
Pai: Bendito sejas, ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que nos dá os frutos da terra.
Todos: Amen. (Todos comem um pedaço da matzah)
Criança: Nós te louvamos, ó Senhor, para que nós bebamos o cálice da libertação da Páscoa, lembramos que da refeição (Seder) quando Jesus transformou o copo da redenção em memoria do seu sangue (A Nova Aliança).
Pai: (levantando uma taça de vinho) Bendito és Tu, ó Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que createste o fruto da videira.
Todos: Amém. (todos provam um pouco de vinho do seu próprio cálice, as crianças usam sumo de uva)
Pai: O nome do Eterno seja abençoado a partir de agora até a eternidade.
Todos: Bendito seja Deus, cujos dons dos quais participamos e de cuja bondade nós existimos.
Pai: Ele, que é misericordioso em fazer-nos dignos de se ver no dia do Messias a vida eterna.

Ele dá grande salvação através de Seu Filho, Yeshua seu ungido. Ele, que faz a paz no alto céu conceda a paz para nós na Terra e a todo o Israel.

Pedimos isso em nome de Yeshua (Jesus), vosso Filho, que vive e reina contigo e o Espírito Santo Ruach HaKodesh, um só Deus, pelos séculos dos séculos.

Todos: Amen.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...