sábado, 20 de agosto de 2011

Chag Sameach Shavuot - חג שמח השבועות

Moshe dando as tábuas da lei ao povo hebreu.
Sete semanas após a segunda noite da Páscoa, no sexto dia do mês hebraico de Sivan, comemoramos Shavuot, que quer dizer exatamente "Festa das Sete Semanas" e é uma das três festas de peregrinação bíblica, é a contagem de semanas que medeia o tempo que vai da fuga do Egito e da libertação da escravidão, até à entrega da Toráh dada a Moisés no Monte Sinai,
que foi o momento em que Israel se tornou uma nação e que o judaísmo nasce verdadeiramente, com o compromisso de servir a Deus.

Estafesta está associada também à safra de grãos em Israel, denominadas de as sete espécies de frutos e sementes. No antigo Israel, começou a temporada com a colheita da cevada na Páscoa e terminou com a colheita de trigo em Shavuot. 
אֶרֶץ חִטָּה וּשְׂעֹרָה, וְגֶפֶן וּתְאֵנָה וְרִמּוֹן; אֶרֶץ - זֵית שֶׁמֶן, וּדְבָשׁ ('ח' דְּבָרִים ח) "Terra de Trigo e cevada, e videiras, figueiras e oliveiras, o óleo de terra de romã e mel>> (Dt 8:08) 
No Israel moderno, os kibutzim e os moshavim foram restaurados, com base nas cerimônias Bikurim festivais. Nos coros atual celebrações cantar canções hebraicas sobre as festividades e é feita a benção das Sete Espécies - שבעת המינים A Terra de Israel é louvada por estas sete espécies: o trigo, a cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e as tâmaras (Deuteronômio VIII:8).


Retirado do Blog Conhecer o Judaísmo.


Video sobre "Shavuot"

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...