sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Shabbat Shalom para todos - שבת שלום לכל



Está próximo o Sábado, e aproveito a todos os leitores do Blog para lhes desejar um Sábado de Paz (שבת שלום).

No entanto deixo aqui escrito considerações acerca do Sábado.
Hoje deparei-me com a seguinte pergunta. É verdadeira a Bíblia?
Ou será apenas uma parte da verdade?
Em geral todo o cristianismo, quer o catolicismo quer a ortodoxia ou as igrejas evangélicas afirmam categoricamente que a Bíblia é a verdade, como tal é infalível e não deve ser posta em causa.
Pois bem, temos então que a Bíblia Sagrada é verdadeira em tudo o que diz e tida como infalível; Mas se ela é verdadeira é no todo ou será em parte? Será que há partes que não serão tão verdadeiras, ou menos importantes?
Não, é a resposta do clero cristão, que afirma que a Bíblia Sagrada é toda ela válida quer no Antigo Testamento quer no Novo.
Ora se é válida no seu todo, temos pois que o Antigo Testamento e o Novo Testamento são válidos de igual modo porque fazem parte de um todo que é a Bíblia Sagrada; Mas aqui nasce mais uma questão, que é a saber se no Antigo Testamento, há algo que não seja válido? A resposta é a mesma, tudo é válido por ser a palavra de D-us, logo é a verdade.
Então porque é que essa verdade não é observada da mesma maneira? Porquê é que igrejas cristãs têm visões e tradições diferentes referentes ao Antigo Testamento?
Ou por outras palavras, porque não são praticados da mesma maneira os Dez Mandamentos, porque uns são anulados, outros substituídos ou divididos e interpretados de maneiras diferentes?
É aqui que aparece o cerne da questão como por exemplo o não praticar o Shabbat, sendo que é uma ordem bíblica, e que não foi anulada. Não se encontra no Novo Testamento, quer seja por ordem de Jesus de Nazaré quer seja pelos apóstolos a substituição do sábado.
Os adventistas do Sétimo dia, respeitam esta norma, bem como a alimentação Kosher, alguns católicos reconhecem o erro de se ter eliminado o Shabbat, mas no entanto não se fez nada para corrigir este erro, à excepção dos Hebreus-Católicos espalhados pelo mundo. Que embora fiéis à Igreja Católica também o são aos preceitos bíblicos.
Outro erro foi a introdução de imagens na igreja católica romana, que foge assim à regra de não adorar imagens, infligindo o segundo mandamento. Como correcção o segundo mandamento foi eliminado na catequese, dividindo assim o 10º em dois mandamentos. (ver o Catecismo da Igreja Católica)
Ninguém na Tanack e no Novo Testamento mandou que se abolissem os 613 mitzvot, resta saber se de facto quem os deverá praticar ou quem estará isento de os observar.
Shalom Alechem.

2 comentários:

  1. Irmãos, Shalom

    Andei lendo esse artigo e devo dizer, como irmão de vcs o que não concordo, e acho que posso mostrar evidências bíblicas.
    Acho que não há diferença entre Israel e o cristianismo- todos são um só Israel. Os que não são cristãos não enxergaram a Nova Aliança que Deus fez com Israel e Judá.

    O que diz Jeremias então?

    "Pois assim diz o Senhor: Eis que virão dias- oráculo de Iahwéh- em que farei com a casa de Israel e a casa de Judá...não como aquela Aliança que fiz quado os tirei do Egito..."(31,31ss.)

    Se traduzirmos do hebraico para o português "não como" e para o inglês é mais visceral ainda "não de acordo".

    Ora, há quem afirme que isso se trata de uma linguagem indicado a mesma Aliança do Sinai...
    mas o mesmo Tanach afiorma, por si que é uma nova Aliança...como? Salmo 110: "Tu és sacerdote na Ordem de Melquisedec"

    Ora, se há mudança de Sacerdócio, há de Aliança e de Lei! E vcs, como ninguém sabem que Lei=Aliança- só olhar Ex 34,28; Dt 4,13; Dt 10,4

    Sabemos também que quando há mudança de sacerdócio, há mudança de Aliança.

    Alguns rabinos comentavam que nos tempos messiânicos parte da Lei ia ser ab-rogada. Vejam isso:

    http://apologiajudaica.blogspot.com/2008/03/tratado-yom.html

    Mas ab-rogada para o cumprimento de homens comuns... A Aliança do Sinai não caiu na podridão. Ela é cumprida eternamente no Messias Yeshua. Tudo o que ele fez tem valor infinito. O cumprimento de Yeshua é de Deus para Deus. Isso caduca completamente o nosso cumprimento. Se é um cumprimento infinito e eterno (tudo o que Jesus fez como Judeu é sempre HOJE), então o nosso imperfeito é anulado.

    A Lei de Moisés continua sendo cumprida, mas em Jesus, com também a trangressão a ele é paga nele. A Nova Aliança constiste, a meu ver, na adesão ao Messias, que é a Torah personificada.

    Assim, com esse cumprimento, todos os alimentos são abençoados (ver o exemplo da toalha que Pedro viu) e não somos mais obrigados a cumprir os estatutos deuteronômicos.

    Eu acho assim: quem é judeu, deve cumprir os estatutos por questão cultural. Quem não viveu o judaísmo e quer se integrar a esse movimento, eu apoiaria o uso de Kipá e um Talit representando Cristo e do Sidur adaptado. Porque continuar cumprindo os estatuos, para mim, é chamar de imperfeito o cumprimento de Jesus.

    É a minha opinião. O que vcs dizem?

    ResponderEliminar
  2. Outra coisa que eu não concordo aqui neste artigo (aqui vai uma opinião de um irmão querido) é em relação à imagens.

    Ora, haShem proibiu terminatemente a confecção de imagens para que fossem adoradas como deidades.

    Mas vemos depois que ele manda esculpir dois querubins na Arca e salomão mandou esulpir figuras de bois e outros ornamentos no Templo.

    Daí que o pecado não está na imagem, mas fazê-la outro Deus. Ninguém na Igreja adora imagens.As imagens, a meu ver são uma terapia muito eficaz para ajudar a rezar.O candelabro, em si, já é uma imagem. Para mim, Magen haDaud é uma imagem belíssima que retrata HaShem nas sua três expressões: Pai. Filho e Espírito santo.

    Mas um exemplo evidencial se encontra na Virgem de Guadalupe. Se a Igreja fosse condenada por ter imagens, haShem, nosso Tudo, nunca teria permitido mostrar ao povo mexicano que Ele os ama pela Mãe do seu Filho. E olhe que é comprovado que a imagem é altamente miraculosa. Até a parapsicologia não consegue explicar...eu acho um milagre comaprável à abertura do mar vermelho.

    Entrem aqui no site do Pe.Quevedo;

    http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_surpresas.asp

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...