sábado, 21 de agosto de 2010

20% dos Portugueses descendem de Judeus

Em Portugal, um dos países mais católicos da Europa, sabe-se das origens judaicas de muitas das gentes da população. Mas este conhecimento é limitado a uma minoria informadae culta, pois a maioria dos portugueses desconhece este facto, que por sinal foi revelado num estudo publicado pelo “The New York Times”, e a University of Georgetown, EUA, Onde o Prof. Jonathan Ray diz que cerca de 20 por cento da população portuguesa descende de judeus sefarditas, estudo feito com base em investigações no ADN das populações da Península Ibérica, ficou registado que 20 por cento dos portugueses e espanhóis são de origem judaica e 11 por cento de origem árabe e berbere. Essa disseminação da população judaica na Península deveu-se a três factores:

- 1º no Império Romano, onde a Diáspora força a fuga para terras distantes de Judeus expulsos de Israel após a destruição do Templo de Jerusalém.

- 2º Na conquista árabe no séc. XII os judeus mantiveram a sua liberdade e se desenvolveram em igualdade aos muçulmanos numa primeira fase, depois foram perseguidos e se espalharam pela península, e arabizaram os seus nomes.

- 3º A conversão forçada de centenas de milhares de judeus nos séc. XIV e XV, adoptando nomes e sobre-nomes portugueses, bem como impondo os costumes alimentares (daí vem a alheira e a farinheira – enchidos para fingir o consumo de carne suína).

Eram no entanto identificados e chamados de Cristãos Novos, termo com cariz pejorativo e claramente marginalizador, muitos foram destituídos dos seus bens, e famílias foram separadas, levadas para diversas possessões coloniais portuguesas.Contrariamente aos restantes países do mundo, Portugal, paradoxalmente com a sua cultura marcadamente católica, tem nas suas origens o sangue judeu. Já mesmo antes da conquista Romana, a península Ibérica era na Bíblia chamada de “Társis”, onde por sinal havia já uma colónia Judaica considerável. Em Lisboa na Altura do Reino do Al-Andaluz, a população Judaica era superior em número à população muçulmana e cristã (na altura denominada de moçárabe). Os judeus à altura adoptavam nomes hebraicos, mas com o aumento da pressão islâmica na península passaram a usar nomes árabes, e até grandes Rabis escreveram obras literárias em árabe, como por exemplo o Sepher HaZohar, foi inicialmente escrito em árabe por Maimonides.A tradição popular portuguesa indica que as famílias com apelidos associados a árvores, flores ou vegetais são, supostamente, de origem judaica, embora na realidade com a conversão forçada dos judeus (Bnei Anussim significa Filhos dos Forçados) passaram a adoptar sobre-nomes tipicamente portugueses para não sofrerem preconceitos. Hoje não é frequente um português assumir as suas origens judaicas, como fez por exemplo o antigo presidente da Câmara de Lisboa, Cruz Abecassis, o Antigo Presidente da República Jorge Sampaio, ou mais anteriormente, o capitão Barros Basto e os escritores Fernando Pessoa e Camilo Castelo Branco, entre outros. No entanto a população desconhece as bases do judaísmo ou da história hebraica de Portugal.Fonte: Jornal Digital (Portugal), The New York Times

3 comentários:

  1. \como posso conseguir saber algo sobre as minhas raízes judaicas?

    ResponderEliminar
  2. A quem possa interessar, como a pergunta de um anónimo acima, colocamos aqui uma série de links que podem ajudar a encaminhar nessa busca das origens judaicas.

    Shalom Aleichem

    http://blog.myheritage.com.br/2010/04/sobrenomes-e-apelidos-dos-cristaos-novos/

    http://www.brasilsefarad.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=112&Itemid=83

    http://bneianussim.wordpress.com/category/judeus-brasileiros/

    http://kehilah.net/heranca/

    ResponderEliminar
  3. OS JUDEUS FORAM ESPALHADOS PELO MUNDO QUANDO O IMPÉRIO BABILÔNICO SE INSTALOU. ISTO ACONTECEU NO ANO 639 AC.COM A PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS POR NABUCODONOSOR. NO LIVRO DE ESTER NA BÍBLIA, 479 ANOS AC, O REI ASSUERO COMANDAVA 127 NAÇÕES,EM TODAS HAVIAM JUDEUS, COMPROVANDO O ESPALHAMENTO DO POVO JUDEU.VEJA A LISTA DOS SOBRENOMES DOS BRASILEIROS DESCENDENTES JUDEUS NO BRASIL, E DESCUBRA-SE.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...